A gravidez aos 30 anos de idade

Continuando a contar para vocês sobre como é a gravidez para cada faixa de idade, chegamos aos 30 anos. Vamos descobrir o que acontece com a mulher nesse momento?

Dos 30 aos 34
SEU CORPO

A fertilidade começa a diminuir aos 30, mas essa mudança é gradual, no decorrer dos próximos 5 anos. Se você precisa de tratamento contra a infertilidade, suas chances de sucesso nessa fase são maiores que as de mulheres mais velhas. Para mulheres abaixo dos 35 anos a taxa de sucesso da fertilização in vitro, por exemplo, é de 25 a 28%. Para aquelas acima de 40 anos, a taxa cai para 6 a 8%. Um estudo verificou que a taxa de cesáreas é duas vezes maior no grupo de 30 a 34 anos que no grupo de 20 anos, mas não se sabe o motivo disso.

SEU LADO EMOCIONAL
“Mulheres que estiveram muito envolvidas com seus empregos aos 20 anos normalmente se sentem emocionalmente prontas para iniciar uma família ao iniciar a década seguinte”, explica a psicoterapeuta Diane Glazer. “E elas têm energia e recursos para fazê-lo. Mas elas podem se sentir puxadas em diferentes direções: se preocupam com o retorno ao trabalho e se preocupam se terão vontade de voltar ou não”.

RISCOS PARA O BEBÊ
A taxa de aborto é de 11.7%. Por volta dos 30 anos a chance de ter um bebê com síndrome de Down é de 1 em 952, e de ter um bebê com anormalidade cromossômica é de 1 em 385.

Dos 35 aos 39
SEU CORPO

A fertilidade segue diminuindo, e isso se acentua aos 38 anos, diz o médico Benjamin Younger, diretor da American Society for Reproductive Medicine. “O declínio se deve, principalmente, ao fato de os óvulos estarem envelhecendo, e a fertilização se torna mais difícil”.

Até os 35 anos, a maioria dos médicos sugere que os casais tenham relações sexuais sem contraceptivos por um ano antes de buscar tratamentos. No caso de mulheres acima dos 35 anos, esse tempo diminui para 6 meses. “O grande problema para casais inférteis é não buscar tratamento logo, porque há uma grande diferença no sucesso entre mulheres ao fim dos 30 anos e ao começo dos 40”, explica Ruth Fretts, médica e instrutora obstétrica na Harvard Medical School. “Na verdade, muitas clínicas não aceitam tratar pacientes acima dos 39 anos”.

O risco de hipertensão na gravidez dobra para mulheres acima dos 35 anos, e afeta 10 a 20% das grávidas nessa idade. Diabetes gestacional é duas a três vezes mais comum em mulheres acima de 35 anos, e estudos recentes mostram que o risco é ainda maior se a gestante ganhou peso no decorrer do anos antes da gravidez.

A chance de ter de recorrer a uma cesárea é duas vezes maior em mulheres acima dos 35 anos, possivelmente porque o trabalho de parto tende a ser mais longo nessa idade. “Quando o segundo estágio do trabalho de parto passa de duas horas, pode haver intervenção médica, para reduzir o stress do feto”, aponta Gertrud Svala Berkowitz, Ph.D., da Mount Sinai School of Medicine de Nova York.

SEU LADO EMOCIONAL
Nesta faixa etária as gestantes tendem ficar mais ansiosas, pois o risco de ter um bebê com síndrome de Down ou outras desordens cromossômicas é maior.

RISCOS PARA O BEBÊ
A chance de ter gêmeos e trigêmeos aumenta ao fim dos 30 e começo dos 40. “Provavelmente isso acontece pois os estímulos hormonais mudam um pouco com o envelhecimento”, explica o Dr. Younger. “Pode ser a forma de a Mãe Natureza compensar pelo fato de que muitos óvulos podem ter defeitos”. Mulheres que tomam medicamentos para fertilidade nessa idade também tem maior chances de gravidez gemelar, devido ao estímulo da medicação. Mesmo assim, a chance de ter múltiplos é relativamente pequena.
A taxa de aborto espontâneo depois dos 35 anos é quase de 18%. Taxas de natimortos são duas vezes maiores em gestantes mais velhas, de acordo com estudos recentes, por razões ainda desconhecidas.

Anúncios

2 Respostas para “A gravidez aos 30 anos de idade

  1. lilian babrosa

    Gostei , achei deveriam abordar mais informações a respeito das mudanças no corpo e mente das mulheres acima dos 30anos . abraços

O que você acha disso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Escreva seu endereço de email para receber atualizações.

Junte-se a 1.175 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: