Mudanças Fisiológicas Da Gravidez

Você descobriu que está gravida, que felicidade! Mas você sabe realmente o que vai acontecer com seu corpo a partir de agora? Hoje irei abordar algumas da inúmeras mudanças fisiológicas que o corpo da mulher passa durante esses mágicos 9 meses.

As primeiras mudanças notadas são as hormonais: os hormônios mais conhecidos são a Progesterona e o Estrogênio, que são hormônios sexuais femininos e que na gestação têm um papel fundamental. Normalmente eles são secretados pelos ovários durante o ciclo menstrual, mas, na gestação, é a placenta quem os libera em grande quantidade.

A Progesterona é responsável pelo preparo do útero, para receber o óvulo fecundado, e das mamas, para a secreção do leite. Esse hormônio inibe as contrações involuntárias da musculatura uterina para que o embrião não seja expelido e libera os nutrientes armazenados no endométrio para o uso do bebê.

As funções do Estrogênio estão ligadas ao desenvolvimento das características sexuais femininas. Na gravidez ele é o responsável, entre outras coisas, pelo aumento da musculatura e do sistema vascular no  útero, pelo aumento das mamas e pelo relaxamento dos ligamentos pélvicos, permitindo a passagem do bebê na hora do parto.

O aumento da liberação da Progesterona, do Estrogênio e de outros hormônios altera o metabolismo. Isso gera um aumento da necessidade de insulina no corpo, o que, em alguns casos, pode acarretar em Diabetes Gestacional.

Ocorre, também, uma sobrecarga no sistema Cardiovascular: o Débito Cardíaco (volume de sangue bombeado por minuto) pode aumentar em até 50%. Em outras palavras, o coração da gestante trabalha duas vezes mais do que em uma mulher não grávida e pode bombear até 6 litros de sangue por minuto.

Os Pulmões, pelo constante crescimento do útero e pelo posicionamento do bebê, têm sua capacidade diminuída. A gestante necessita de mais oxigênio no sangue, por isso aumenta o volume de ar inspirado, mas, nem sempre ela consegue soltar tudo, gerando um volume residual de CO2 no pulmão. Isso causa, muitas vezes, a sensação de falta de ar. A caixa torácica tem sua circunferência aumentada em média 10 cm, podendo ocasionar dores e desconfortos nessa região.

É por isso que a futura mamãe deve ter muito cuidado ao praticar atividades físicas nessa fase.

Como todos seus ligamentos e musculatura estão mais maleáveis, a chance de ter alguma lesão desse tipo é grande, pois é muito fácil ir além do seu limite. Além disso, a sua Freqüência Cardíaca Máxima não deve ultrapassar os 70% do seu batimento cardíaco. Acima desse valor, a oxigenação do seu bebê pode ser seriamente prejudicada.  Sempre procure um profissional especializado.

Essas são algumas das inúmeras mudanças que ocorrem com o corpo das mulheres que optaram em vivenciar essa maravilhosa aventura que é ser mãe.

No sábado, dia 20 de outubro de 2012, o Nasce Mother Care realizará um workshop sobre Mudanças Fisiológicas e Atividade Física na Gestação. As Educadoras Físicas Liselena Severo e Didi Pedone ajudarão mamães e papais a entender as mudanças que ocorrem no corpo da mulher desde os primeiros dias de gestação, e darão orientações de como praticar atividade física com segurança nessa fase.

Maiores informações pelo telefone: (51) 3334-4503.

Nesse mesmo dia, acontecerá o bazar da Casa da Mãe Joana, no Nasce Mother Care, com roupas para os pequenos de 0 a 7 anos de idade!

Liselena Severo
Educadora Física e Profissional de Antiginástica
Você conhece Antiginástica? Saiba mais em http://www.antigymnastique.com ou agende uma aula cortesia no
Nasce Mother Care.

Anúncios

O que você acha disso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Escreva seu endereço de email para receber atualizações.

Junte-se a 1.175 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: