Como fazer o bebê dormir?

Lá na nossa página do Facebook estamos sempre atentas ao dia-a-dia das mamães. Eis que surge a pergunta da mamãe de primeira viagem, Fernanda Lorenzi:

“alguma dica para me ajudar a fazer meu bebê dormir durante o dia sem ter que ser no peito e balançando? estou um pouquinho cansada! ele se joga para trás e como está pesadinho.. tá complicado! #help”

Denise Steibel, Liselena Severo e Ana Carolina Muller prontamente responderam ao questionamento, veja o que elas disseram para melhorar a hora de dormir do Fred e de outros bebês:

Liselena explica que o ideal é fazê-lo dormir no berço sozinho.
Quando a mãe percebe que o bebê está com sono, coloca o pequeno no bercinho, criando um clima bem propicio para dormir, sem sons e sem nada que possa desviar a atenção dele.

A mãe fica ali por alguns instantes e, quando o bebê tiver quase dormindo, sai e deixa que ele durma sozinho. Se for necessário, a mãe pode voltar e fazer carinho no bebê, mas sem tirá-lo do berço.
Outra dica é fazer shantala e logo após dar um banho relaxante um pouco antes da hora de dormir. É tiro e queda!

Quando a mãe colocá-lo no berço, pode ficar ali do lado, cantando umas musiquinhas e fazendo carinho no bebê. Assim a criança se sentirá segura e acolhida.

Esse método de fazer a criança dormir sozinha funciona pra vida toda! Basta ser persistente. É o velho método de contar uma história, dar beijinhos e abracinhos de boa noite!

Ana Carolina complementa dando a dica de usar o carrinho, o balanço do vai-e-vem é uma forma de acalmar o bebê, dessa maneira ele de sente mais acolhido e seguro para “desacostumar” o pequeno ao colo!

E Denise conclui lembrando que os bebês muito pequenos ainda são muito sensíveis ao toque, ao ritmo estabelecido entre a mãe e ele. Se o Fred se acostumou a dormir assim, é porque talvez o ritmo estabelecido entre a mãe e ele foi este.

Para que ele não sinta bruscamente esta mudança, é importante que a mãe vá alternado esses hábitos aos poucos, adequando ele a nova posição de dormir, mas mantendo um ritmo que ele já conhece e que o aconchega.

Quando se trata de um bebê maior, que traz esse ritmo quase que o primeiro ano de vida inteiro, o processo será mais trabalhoso, porque ele já terá um registro mais forte de que só consegue dormir no colo da mãe, nunca teve outra experiência que não esta.

Mais do que só o ritmo, a mãe terá que oferecer ao Fred uma nova aprendizagem, de como é possível dormir sem ser grudado nela, mas mantendo a sua presença e amor!

Mamães, que tal essas dicas? Vocês têm outras para dar?

Quem tiver perguntas para as profissionais do Nasce Mother Care pode enviar pelo Facebook ou nos comments dos posts aqui do blog!

Anúncios

O que você acha disso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Escreva seu endereço de email para receber atualizações.

Junte-se a 1.178 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: