Exercícios físicos durante a gestação

Fazer ou não fazer? Qual é o melhor para essa fase? E, se eu já pratico, tenho que diminuir o ritmo? Se sou sedentária, posso começar a fazer alguma atividade na gestação?

Os benefícios de praticar exercícios físicos durante a gestação são muitos: diminuição dos desconfortos físicos, como dores nas costas, inchaços e prisão de ventre. Além disso, auxilia no controle da pressão arterial e mantém a tonicidade muscular, ajudando o corpo a suportar o peso extra e auxiliando na hora do parto.

Mas é preciso que a gestante tome alguns cuidados:

O primeiro deles é conversar com o seu médico e se certificar de que você está liberada para se exercitar. Mulheres com abortos anteriores ou sangramentos, placenta prévia, pressão alta, etc. devem ter mais cuidado.
Se você está liberada e a dúvida é qual atividade escolher, tentarei dar algumas dicas para ajudá-la a decidir.

O ideal é sempre escolher atividades leves a moderadas e de baixo impacto, como caminhadas, bicicleta ergométrica, hidroginástica ou natação.

Antiginástica, Pilates e Ioga também são recomendados, desde que você faça com um profissional apto a lidar com gestantes.

A musculação na gravidez pode ser praticada, com cargas leves e muitas repetições. Nada de querer ter ganho de massa muscular durante esse período. Essa atividade também aumenta a pressão arterial, portanto tome cuidado durante o exercício, principalmente no final da gravidez, e procure um profissional especializado para orientação.

Se você já pratica alguma atividade de alto impacto e possui ótimo condicionamento, provavelmente poderá continuar fazendo as mesmas atividades, mas converse com o seu médico antes. O que você terá de fazer é diminuir o ritmo em função do bebê.

Para as sedentárias que desejam iniciar uma atividade durante a gestação, é preciso obter a liberação do médico, geralmente depois do primeiro trimestre. Procure atividades leves e de baixo impacto. Nesse caso, uma caminhada tranquila é uma ótima opção.

Ao longo da gestação você sentirá a necessidade de mudar os exercícios, já que seu corpo terá de acomodar o seu útero em crescimento. Exercícios em que você fique em pé ou de barriga para cima por muito tempo, no final da gestação devem ser evitados.

Tenha em mente que, enquanto você se exercita, o seu corpo precisa de mais oxigênio. Se as atividades tiverem muito impacto, e elevarem muito a frequência cardíaca, o oxigênio e o fluxo sanguíneo que iriam para o seu bebê acabam indo para os músculos e para a sua pele, que precisa ser resfriada para manter a temperatura do corpo. Com isso, a oxigenação do bebê é bastante comprometida.

Assim, uma regra geral é que se você não conseguir mais falar com alguém enquanto se exercita, está na hora de baixar o ritmo. E fique sempre atenta aos sinais que o seu corpo dá: falta de ar, tontura, sangramento, sudorese excessiva e contrações são alguns avisos de que você deve parar imediatamente.

Tomando esses cuidados e fazendo uma atividade física adequada ao seu período gestacional, sua saúde e seu corpo agradecerão e você voltará a forma depois do parto mais rapidamente.

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Liselena Severo – Educadora Física e Profissional de Antiginástica.
Você sabia que a Antiginástica tem um trabalho de preparação para o parto? Para informações, escreva: lis.severo@gmail.com ou agende uma aula experimental cortesia no Nasce Mother Care: 3334-4503. 

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Uma resposta para “Exercícios físicos durante a gestação

  1. Achei ótima a postagem, pois estava pensando nisto ainda a minutos atrás enquanto caminhava na ESEF. Estou pensando em gestar e tenho me sentido indisposta para caminhar em alguns dias, o que me preocupou, pois sei que na gestação a mulher acaba ficam um pouco mais “amoada”. Maravilha essas informações.

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