O consumo de sódio durante a gestação

Muito se fala sobre o consumo de sal e o quanto o seu excesso pode fazer mal para o nosso organismo. Mas será que na gestação também devemos ter cuidado?

O principal fator que deve levar a gestante a cuidar o consumo de sal na sua alimentação é que ele piora sintomas como o inchaço. Durante a gestação, é comum haver maior retenção hídrica, devido ao aumento da quantidade de sangue e líquidos no organismo, além de ocorrer alterações na circulação. E o elevado consumo de sódio piora o quadro.

É importante lembrarmos que sal e sódio não têm o mesmo significado. O sal é o cloreto de sódio e cada grama dele contém 400 miligramas de sódio.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a recomendação é ingerir no máximo 2 gramas de sódio por dia, o que equivale a 5 gramas de sal, incluindo o sal adicionado e o contido nos alimentos. Entretanto, acredita-se que os brasileiros consomem, em média, 12 gramas de sal por dia.

Isso porque o sal que consumimos não está só no saleiro. Os alimentos industrializados o utilizam como conservante e, normalmente, contribuem com uma grande quantidade de sódio. Os alimentos que contêm maior quantidade desse nutriente são: pão francês, batata palha, bolos prontos, biscoitos salgados e recheados, embutidos, temperos prontos, maionese, massa instantânea, entre outros. Assim, o ideal é sempre conferir no rótulo e optar pelos alimentos com menor quantidade de sódio.

Nutricionista Betina Ettrich

Anúncios

O que você acha disso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Escreva seu endereço de email para receber atualizações.

Junte-se a 1.181 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: