A capa da Time e a amamentação estendida

A capa da edição 21 da revista Time faz, no mínimo, refletir, com sua questão central: Você é mãe o suficiente?

Na imagem, a mãe Jamie Lynne Grumet, de 26 anos, amamenta seu filho Aram, de 3 anos. Ela é uma seguidora das proposições do Dr. Bill Sears, criador da teoria de criação com apego (atachment parenting).

O médico, escritor de mais de 40 livros sobre pais e filhos, defende que a amamentação estendida, filhos dormindo com as mães e carregados em um sling é a melhor forma de criar filhos seguros e confiantes.

Uma das jornalistas da revista, Bonnie Rochman, fez um relato sobre como amamentou seus filhos por muito mais tempo que o recomendado – pelo menos até os 2 anos de idade, de acordo com a Organização Mundial de Saúde – e que se sente tranquila com a ideia, apesar de não seguir as outras ideias do Dr. Sears.

Ela conta, aqui, que não planejava amamentar além do primeiro aniversário dos bebês, mas que o tempo passou e ela continuou amando a sensação de proximidade que só a amamentação proporciona. E, apesar de parecer estranho para muitos, a amamentação estendida, para ela, era algo muito privado, já que em festas e restaurantes as crianças se alimentavam normalmente.

Rochman explica que, em 2008, a Academia Americana de Médicos de Família emitiu comunicado explicando que a idade média para o desmame é entre 2 e 7 anos de idade, e que o aleitamento continuado traz mais imunidade, melhor ajuste social e fonte de alimento em caso de emergência. Além disso, o risco de câncer de mama diminui para as mães.

Angelina Jolie não teve problemas em levantar a bandeira do aleitamento, em 2008, quando divulgou uma foto sua amamentando um dos gêmeos.

Por outro lado, há quem diga que todas essas teorias são antifeministas, por tirarem da mãe a chance de retornar ao mercado de trabalho totalmente focada na profissão.

As mulheres estariam em uma prisão, na qual os guardas seriam médicos como Dr. Sears e outras mães – aquelas que decidiram se dedicar à profissão: mãe – e que não seria possível sentir paz nesse mundo ao decidir ser uma mãe que desmama cedo, em nome da vida pessoal e profissional.

É a teoria de que “eu não fui amamentada e cresci forte e feliz, por que deveria amamentar meus filhos até os 2 anos ou mais?”.

E você, o que pensa do assunto? Amamentar ou não? Qual é a sua escolha?

Anúncios

O que você acha disso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: