Grávidas podem tomar “só uma tacinha de vinho”?

A maioria das grávidas (ou seus familiares e amigos) irá fazer essa pergunta durante a gestação. De fato, essa dúvida é bastante comum, justamente porque não há um consenso em relação à resposta.

O Ministério da Saúde recomenda que as gestantes não consumam bebidas alcoólicas, já que não se sabe ao certo o quanto o consumo de álcool durante a gravidez pode afetar o desenvolvimento do bebê.

Existem poucas pesquisas sobre o assunto, com resultados diferentes. Dessa forma, desconhece-se qual seria a quantidade segura de álcool a ser consumida durante a gestação. Porém sabe-se que o álcool atravessa a barreira placentária, ou seja, o bebê está exposto à substância sempre que ela for ingerida pela mãe.

As principais consequências conhecidas em relação ao consumo de álcool durante a gravidez são: baixo peso ao nascer, descolamento prematuro da placenta e hipertonia uterina (contração constante do útero).

Além disso, acredita-se que o consumo de 20 gramas de álcool já seja suficiente para suprimir a respiração e os movimentos fetais. Para se ter uma ideia, uma taça de 100ml de vinho tinto tem aproximadamente 10 gramas de álcool, e uma tulipa de 300ml de cerveja apresenta cerca de 15 gramas da substância.

Assim, as gestantes devem ser desencorajadas a consumir bebidas alcoólicas, uma vez que não foram encontradas evidências de que exista uma quantidade segura de álcool que possa ser ingerida durante a gestação.

Nutricionista Betina Ettrich

About these ads

Uma resposta para “Grávidas podem tomar “só uma tacinha de vinho”?

  1. Oi !!! Eu bebia eventualmente uma taça de vinho depois dos 3 primeiros meses, mas as pesquisas cada vez mais demonstram que isso não é legal (escrevi isso no meu blog – http://malumaedopedro.wordpress.com/2012/07/20/alcool-vs-gravidez/ ) Adorei o blog de vocês! Parabéns!

O que você acha disso?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 970 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: